20-11-2012
No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, os Correios lançarão no Estado de Alagoas selo e cartões postais comemorativos, destacando a importância cultural e histórica do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra no Brasil, e o maior da América Latina. Localizado na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, o Parque foi o local onde viveu e morreu o líder negro Zumbi dos Palmares.
De acordo com Eloi Ferreira de Araujo, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), as peças que terão tiragem de 300.000 exemplares para selos e 3.000 para postais, cumprirão um importante papel ao conhecer a referência que é o espaço do Parque. “Foi onde aconteceram as primeiras lutas em busca contra a escravidão de africanos e seus descendentes , e pela igualdade de oportunidades,”, lembra. “Foi onde Zumbi foi o maior dos líderes contra a exploração do negro, fato que mudou a história do Brasil”, destaca.
A representante da FCP em Alagoas, Genisete de Lucena Sarmento, acredita que a iniciativa reforçará não apenas o aspecto antropológico por trás da temática do selo, mas também as lutas contemporâneas da população negra e dos religiosos de matriz africana por seus direitos fundamentais.
Peças filatélicas – Por meio da arte de Luciomar de Jesus, o selo e os postais retratam, ao fundo em azul, uma panorâmica do primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país. À esquerda, em primeiro plano destaca-se a construção Muxima de Palmares (Coração de Palmares), em homenagem aos comandantes-em-chefe que formavam o conselho deliberativo do Quilombo.
Em segundo plano, há uma oca indígena, que representa a cultura dos primeiros habitantes da Serra da Barriga. À direita, aparece a edificação Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio às práticas das religiões de matriz africana. Ao lado da edificação, duas figuras femininas representam as práticas religiosas desse espaço sagrado. A técnica utilizada foi pintura. As peças serão comercializadas até 31 de dezembro de 2015.
O lançamento do selo fará parte da programação para o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra na Serra da Barriga onde está localizado o Parque Memorial. Entre as atrações programadas estão ainda um cortejo afro, asteamento com as bandeiras do Estado de Alagoas e da bandeira do município de União dos Palmares, além de apresentações culturais como de capoeira e danças.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Foi para as matas fechadas da Serra da Barriga, que alcança até 500 metros de altitude, que milhares de negros escravizados fugiram durante o período de dominação holandesa. Tornou-se, assim, um dos principais pontos da história da resistência negra, abrigando o maior quilombo já implantado nas Américas, o Quilombo dos Palmares.
Fundado em 1590, Palmares se transformou em um estado autônomo. Tendo abrigado mais de 20 mil pessoas, resistiu por quase 100 anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes paulistas. Em 1696, foi totalmente destruído, um ano depois que Zumbi, seu líder, foi assassinado por Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado com a incumbência de sufocar a todos que constituíam o Quilombo.
Para que a história não se perdesse, no Parque Memorial foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo: paredes de pau a pique, cobertura vegetal, inscrições em kimbundo e yorubá, o Onjó de Farinha (Casa de Farinha), o Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), o Oxile das Ervas (Terreiro das Ervas), as ocas indígenas e a Muxima (Coração de Palmares).
O espaço do Parque, além das construções que referenciam o modo de vida daquela comunidade, dispõe de pontos de áudio – Acotirene, Quilombo, Ganga-Zumba, Caá-Puêra, Zumbi e Aqualtune – de onde é possível apreciar narrações dos aspectos cotidianos do quilombo e músicas da cultura negra em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano.
No parque destacam-se ainda, os mirantes, de onde se avistam magníficas paisagens da Serra da Barriga. São as atalaias de Acaiene, Acaiuba, e Toculo. Completando o ciclo das edificações simbólicas, o restaurante Kúuku-Wáana (Banquete Familiar) oferece pratos da culinária afro-brasileira e, no Batucajé (palco), acontecem manifestações artístico-culturais.
20-11-2012
A greve dos servidores da rede estadual de Educação foi declarada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A decisão do desembargador Edivaldo Bandeira Rios, presidente em exercício do órgão, foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta terça-feira (20). Além disso, o desembargador estipulou uma multa diária no valor de R$ 10 mil para o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), em caso de descumprimento.
“Defiro o pedido de tutela antecipada, pois presentes os seus requisitos, para determinar que o Sinteal/AL interrompa imediatamente a paralisação em curso e se abstenha de deflagrar outra, total ou parcial, por tempo determinado ou indeterminado”, acrescentou Edivaldo Bandeira em sua decisão.
De acordo com o desembargador, a ausência ao serviço público, ou a falta injustificada de trabalho, deverá ser reprimida administrativamente, sob pena de prevaricação, pelos dirigentes responsáveis pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, descontando-se, dos subsídios dos servidores da educação que compuserem o referido movimento grevista, os dias paralisados e/ou não trabalhados, com a necessária abertura de processo administrativo disciplinar por abandono ao cargo, de acordo com os comandos legais pertinentes.
A reportagem do CadaMinuto entrou em contato com a assessoria do Sinteal, que confirmou que o departamento jurídico do sindicato não foi notificado. Diante da situação, as atividades de paralisação continuam acontecendo. Uma nova assembléia e uma marcha serão realizadas nesta terça-feira, partindo do clube Fênix.
O início da greve e as reivindicações
Os servidores da Educação do Estado de Alagoas voltaram a cruzar os braços no último dia 13, numa greve anunciada durante assembleia da categoria após inúmeras reuniões ocorridas junto ao Secretário da pasta, Adriano Soares, para reivindicar a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
O sindicato pede ainda a garantia de pagamento do retroativo a maio de 2012 para o pessoal de apoio e administrativo; vigência financeira do PCCS para o magistério (ativas/os e aposentadas/os) e secretário escolar, definida para janeiro de 2013; e pagamento das sobras do Fundeb sob forma de rateio para o magistério (ativo), conforme a Lei do Fundeb (Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007).
Posição da Secretaria de Educação do Estado
No último dia 14 de novembro, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, entrou com uma ação junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Estado e Ministério Público do Estado (MPE/AL) para alertar as instâncias jurídicas sobre a ilegalidade da paralisação, que reivindica a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) para os profissionais da Educação aposentados.
De acordo com o documento enviado aos órgãos competentes, a realização da greve neste momento trará um perigo de dano irreparável aos alunos da rede pública estadual, que poderão perder todo o ano letivo em razão de uma paralisação sem justa causa. Ainda no texto, o secretário explica a impossibilidade da implantação do PCCS.
Segundo Soares, o próprio Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) sabe que a realidade atual é de estrangulamento na aplicação dos recursos da Educação, que responde, ainda, pela folha de salários e custeio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Fonte: Cada Minuto
20-11-2012
Deputado João Henrique Caldas, JHC
A sessão ordinária desta terça-feira, 20, foi marcada pelo retorno – após um afastamento de três dias – do deputado João Henrique Caldas, o JHC (PTN) a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O parlamentar, que havia sido afastado do mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) voltou ao cargo graças a uma liminar concedida no sábado, 17, pela ministra Luciana Guimarães, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A cassação foi um ato rasteiro e lamentável e a decisão da ministra do TSE reforçou o erro do TRE em considerar provas fraudulentas no processo”, afirmou o deputado, acrescentando que o episódio não irá mudar sua postura na Casa de Tavares Bastos.
O deputado Ronaldo Medeiros (PT) se solidarizou ao pronunciamento de JHC e também criticou a decisão do TRE/AL em afastar o colega do mandato.
A Corte Eleitoral acatou a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra JHC movida, inicialmente, por um dos suplentes da coligação do parlamentar, Linaldo Araújo (PTN), que acusou o deputado estadual por suposto abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2010.
Segundo a denúncia, durante eventos religiosos o pastor evangélico RR Soares pediu votos para JHC e seu pai, João Caldas.
O interessado retirou a denúncia, que foi considerada improcedente pelo Ministério Público Federal (MPF), mas, mesmo assim, o processo teve continuidade no TRE.
O Ministério Público Eleitoral em Alagoas (MPE/AL) e a defesa do parlamentar recorreram da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda irá julgar o mérito.
O suplente Arnon Amélio (PRTB) chegou a assumir a vaga de JHC na ALE por um dia, na quinta-feira passada, 14 de outubro.
06-11-2012
Ney Latorraca, que está internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, depois de ser submetido a uma cirurgia na quarta-feira (31) para a retirada da vesícula e exploração das vias biliares por causa de uma infecção causada por um cálculo, teve piora no quadro de saúde. Está no CTI do hospital com insuficiência respiratória aguda e respira com ajuda de aparelhos.
Segundo a equipe médica que o assiste, foi constatado um quadro de inflamação no peritônio. O ator permaneceu no CTI para compensação da reação inflamatória e nesta terça-feira evoluiu para uma insuficiência respiratória aguda, sendo necessário o auxílio de respiração artificial.
Não há nova cirurgia programada ou previsão de alta.
Claudia Jimenez se disse surpresa com a piora do amigo.
- Não tinha ido visitá-lo porque Miguel (Falabella) disse que Ney tinha tinha tido algo pequeno e logo sairia do hospital. Ele vai dar a volta por cima, é muito alegre, gosta muito da vida e tem energia vital. Vou visitá-lo.
Fonte: G1
06-11-2012
Em publicação no Diário Oficial desta terça-feira (06), o governo vetou integralmente o Projeto de Lei nº 331/2012 que previa o aumento salarial para governador Teotonio Vilela Filho, o vice-governador e secretários em 7%. O reajuste seria retroativo ao mês de maio de 2011.
De acordo com o documento, o projeto de lei de iniciativa da Assembleia Legislativa contraria os ditames da Constituição Federal e fere "a responsabilidade na gestão fiscal”. O governo argumenta ainda no veto que a aprovação do projeto poderia “afetar o equilíbrio das contas públicas”.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), expostos no documento, no período de setembro de 2011 a agosto de 2012, 47,41% da Receita Corrente Líquida foi comprometida com gastos de pessoal. Registro este que já está acima do limite estabelecido segundo o governador.
O projeto havia sido aprovado pela ALE no dia 9 de outubro. O reajuste contemplaria outras categorias do serviço público no chamado “efeito cascata”, a exemplo dos próprios deputados estaduais, delegados e fiscais de renda.
“Fui levado a vetar totalmente o Projeto de Lei, por entendê-lo contrário a Lei de Responsabilidade Fiscal”, diz o veto. Atualmente, o governador, o vice e os secretários de Estado recebem salários de R$ 18.371,68, R$ 17.288,45 e R$ 16.294,50, respectivamente.
Fonte: Tudo na Hora
06-11-2012
Fórum Eleitoral
Primeiro turno
No dia 11 de outubro, a Justiça Eleitoral liberou a atualização do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), cadastro em sua versão 1.07. Pela primeira vez, o sistema de prestação de contas possibilita a entrega do arquivo eletrônico da prestação de contas final de candidatos, partidos e comitês financeiros pela internet. Mas essa modalidade só pode ser utilizada pelo prestador de contas caso realize a atualização do sistema para a versão 1.07. Acesse aqui o link para download do SPCE Cadastro 1.07.
O envio das prestações de contas finais pela internet não isenta candidatos, partidos e comitês da obrigatoriedade de entrega dessas prestações, com todos os seus demonstrativos e peças na forma impressa, à Justiça Eleitoral.
Fonte: TSE
03-11-2012
O Ministério da Educação informou no final da tarde deste sábado (3) que 37 candidatos foram eliminados e retirados das salas onde foram aplicadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) depois de terem colocado imagens das provas em redes sociais.
“O Ministério da Educação monitorou todo o processo do Enem nas redes sociais. Foram eliminados e retirados das salas de exame 37 candidatos, por terem postado imagens digitais da sala de realização da prova. Os casos foram registrados em vários estados da federação”, diz a nota do ministério.
O uso do celular é proibido pelo edital, assim como fotografar o interior das salas. Um candidato postou foto do cartão de respostas do Enem, junto com parte do RG e uma caneta. "Começa agora! O que batalhamos o ano inteiro", escreveu. Outros colocaram junto o RG, canetas, barra de cereais e água.
As fotos das provas teriam sido postadas em redes sociais logo após as provas terem tido início, às 13 (horário de Brasília).
Normalidade
Na avaliação do MEC, o primeiro dia de provas do Enem “transcorreu dentro da normalidade.” De acordo com o ministério, foram registrados três casos de queda temporária de energia durante a avaliação, mas a nota não diz onde foram.
O MEC informou ainda que a operação de logística da prova “ocorreu conforme o planejado” e que, entre a meia-noite e 14h04 deste sábado, 168.623 candidatos entraram na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para confirmar o local de prova. Já o call center do órgão recebeu 4.825 ligações.
Fonte: G1
03-11-2012
O corpo de Pâmela Baris do Nascimento, modelo catarinense que morreu durante uma lipoaspiração em São Paulo, será exumado daqui cerca de três semanas - no final de novembro. De acordo com o delegado responsável pelo caso em Santa Catarina, a polícia civil de São Francisco do Sul vai ajudar a polícia paulista.
Legistas do Instituto Médico Legal (IML) de Joinville vão examinar o corpo para verificar dados do prontuário. Pâmela morreu no dia 19 de outubro na mesa de cirurgia depois do seu fígado ser perfurado em uma lipoaspiração no bairro do Ipiranga, na Zona Sul da capital paulista. Ela foi sepultada em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina.
A polícia investiga se houve algum erro médico durante a cirurgia e por que o médico liberou o corpo da paciente antes de comunicar a autoridade policial, o que caracterizaria fraude processual. A exumação do corpo da atriz foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na última quarta-feira (31).
Fonte: G1
03-11-2012
A equipe da brasileira Marta, o Tyreso, sagrou-se campeão sueco neste sábado, ao vencer o Malmo, fora de casa, por 1 a 0, e garantir o troféu no saldo de gols. Foi a primeira conquista de Marta no clube, depois de ser obrigada a voltar à Europa pelo fim da Liga norte-americana.
Os dois times terminaram o Campeonato empatados com 55 pontos. O saldo positivo de 53 - contra 37 do Malmo - valeu ao Tyreso a primeira taça nacional. O time teve os melhores ataque e defesa da competição.
Madelaine Edlund, aos 36 minutos do segundo tempo, marcou o gol de titulo de cabeça, após assistência de Caroline Seger. A partida também ficou marcada por uma paralisação de quatro minutos, em lance duvidoso que poderia ter tirado o título da equipe de Marta.
Logo após o gol de Edlund, a goleira Sobergo, do Tyreso, bateu roupa e quase deixou a bola entrar. As jogadoras do Malmo reclamaram com a árbitra Jenny Palmqvist, que precisou se reunir com uma de suas assistentes para decidir. Ao final da conversa, não foi marcado gol.
O Malmo também desperdiçou um pênalti, cometido pela brasileira Elaine, durante o primeiro tempo.
Esse foi o quinto título sueco da brasileira Marta. Jogando pelo Umea, a meia-atacante, eleita seis vezes a melhor do mundo, conquistou quatro campeonatos entre 2005 e 2008.
Fonte: Cada Minuto
01-11-2012
O meia Ronaldinho Gaúcho se envolveu em um acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira, antes da reapresentação na Cidade do Galo. O Porsche no qual estava o jogador se acidentou com um Chevette e um caminhão. Ronaldinho não se feriu.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a mulher que dirigia o Chevette teve ferimentos leves, foi levada pelo Corpo de Bombeiros para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Vespasiano, mas já foi liberada e passa bem.
O incidente foi em Lagoa Santa, na MG-010, altura do quilômetro 31, na Grande Belo Horizonte. Segundo a assessoria de imprensa do Atlético-MG, o empresário e irmão do meia, Assis, ligou para o clube informando que Ronaldinho poderia se atrasar para o treino, o que não aconteceu. O jogador, ainda segundo a assessoria, apareceu na Cidade do Galo para as atividades regenerativas, bem, e já deixou o local.
No momento do acidente, o atacante Jô estava em outro carro, próximo ao veículo de Ronaldinho. Após a batida do Porsche, os dois foram juntos para o CT atleticano.
De acordo com policiais militares que estiveram no local do acidente, o jogador não estava dentro do veículo quando a ocorrência foi feita. Somente o motorista do jogador estava no local.
Fonte: Globo Esporte
31-10-2012
Projeto de autoria do senador Renan foi aprovado na manhã desta quarta pela CAS
Em seu relatório, Jucá ressaltou que o projeto, ao estabelecer critérios para implementação de programas de desenvolvimento, visa tornar mais igualitária a aplicação dos recursos do BNDES. Como exemplo, o senador informou que, em 2011, o BNDES investiu cerca de R$ 139 bilhões, dos quais 14% foram destinados ao Nordeste, 8% para o Norte, 8% para o Centro-Oeste, 49% para o Sudeste e 21% para o Sul.
- Nesse contexto, o projeto visa minimizar esse quadro de disparidade na aplicação de recursos administrados por esse banco, ao estipular critérios para o financiamento dos programas a cargo do BNDES decorrentes dos recursos do FAT, privilegiando a alocação de recursos em áreas com menor IDH e estimulando o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais - disse o senador João Durval, ao ler o relatório de Jucá.
Fonte: Agência Senado
Radialista leva tiros no estúdio de emissora
29-10-2012
O radialista Edmilson de Jesus, de 40 anos, conhecido como ‘Edmilson dos Cachinhos’, foi assassinado a tiros enquanto trabalhava nos estúdios da rádio Princesa da Serra, em Itabaiana (SE), distante 58 km de Aracaju, na noite deste domingo (28).
De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta das 21h, no momento em que a vítima estava sozinha na emissora localizada na Avenida Manoel Antônio dos Santos. Por não haver sinais de arrombamento, os policiais acreditam que o suspeito seria conhecido da vítima.
Ainda segundo a polícia, há indícios de que houve uma discussão entre o radialista e o suspeito. Os dois teriam entrado em luta corporal e o homem efetuou três disparos contra Edmilson. A vítima ainda tentou correr, mas caiu na porta de acesso ao estúdio.
A Delegacia de Homicídios do município investiga o caso. Este já é o 52º assassinato registrado em Itabaiana. Segundo a polícia, a média de homicídios é de quatro por mês, mas somente no mês de outubro oito assassinatos foram registrados.
O itabaianense Edmilson de Jesus trabalhou em diversas rádios de Sergipe, entre elas a Rádio Ilha FM, Rádio Capital do Agreste, FM Sergipe e Rádio do Povo.
Fonte: G1
29-10-2012
Neste domingo (28) os eleitores de 50 municípios voltaram às urnas. Nessas cidades, os candidatos mais votados no primeiro turno não conseguiram ter mais da metade dos votos dos eleitores e por isso o primeiro e o segundo candidatos mais votados continuam disputando o pleito.
No entanto, vale lembrar que o segundo turno só é possível em cidades que tenham mais de 200 mil eleitores. Nos municípios que tenham um eleitorado menor do que 100 mil pessoas, os candidatos mais votados são os que vencem.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, a realização do segundo turno foi necessária em 50 cidades de todo o território brasileiro. Nas demais localidades, o novo prefeito que irá assumir o seu posto na administração municipal já foi escolhido.
Cidades com 2º Turno em todo o país:
Belém, no Pará
Zenaldo Coutinho (PSDB)
Belford Roxo, no Rio de Janeiro
Dennis Dauttmam (PCdoB)
Blumenau, em Santa Catarina
Napoleão Bernardes (PSDB)
Cariacica, no Espírito Santo
Juninho (PPS)
Campina Grande, na Paraíba
Romero Rodrigues (PSDB)
Campinas, em São Paulo
Jonas Donizette (PSB)
Campo Grande, no Mato Grosso do Sul
Alcides Bernal (PP)
Cascavel, no Paraná
Edgar Bueno (PDT)
Contagem, em Minas Gerais
Carlin Moura (PCdoB)
Cuiabá, no Mato Grosso
Mauro Mendes (PSB)
Curitiba, no Paraná
Gustavo Fruet (PDT)
Diadema, em São Paulo
Lauro Michels (PV)
Duque de Caxias, no Rio de Janeiro
Alexandre Cardoso (PSB)
Florianópolis, em Santa Catarina
César Souza Jr. (PSD)
Fortaleza, no Ceará
Roberto Cláudio (PSB)
Franca, em São Paulo
Alexandre Ferreira (PSDB)
Guarujá, em São Paulo
Maria Antonieta (PMDB)
Guarulhos, em São Paulo
Sebastião Almeida (PT)
João Pessoa, na Paraíba
Luciano Cartaxo (PT)
Joinville, em Santa Catarina
Udo Dohler (PMDB)
Juiz de Fora, em Minas Gerais
Bruno Siqueira (PMDB)
Jundiaí, em São Paulo
Pedro Bigardi (PCdoB)
Londrina, no Paraná
Alexandre Kireef (PSD)
Macapá, no Amapá
Clécio (PSOL)
Manaus, no Amazonas
Arthur Virgílio (PSDB)
Maringá, no Paraná
Carlos Pupin (PP)
Mauá, em São Paulo
Donisete Braga (PT)
Montes Claros, em Minas Gerais
Ruy Muniz (PRB)
Natal, no Rio Grande do Norte
Carlos Eduardo (PDT)
Niterói, no Rio de Janeiro
Rodrigo Neves (PT)
Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro
Nelson Bornier (PMDB)
Pelotas, no Rio Grande do Sul
Eduardo Leite (PSDB)
Petrópolis, no Rio de Janeiro
Rubens Bomtempo (PSB)
Ponta Grossa, no Paraná
Marcelo Rangel (PPS)
Porto Velho, em Rondônia
Mauro Nazif (PSB)
Ribeirão Preto, em São Paulo
Dárcy Veras (PSD)
Rio Branco, no Acre
Marcus Alexandre (PT)
Salvador, na Bahia
ACM Neto (DEM)
Santo André, em São Paulo
Carlos Grana (PT)
São Gonçalo, no Rio de Janeiro
Neilton Mulim (PR)
São Luís, no Maranhão
Edivaldo Holanda Júnior (PTC)
São Paulo, em São Paulo
Fernando Haddad (PT)
Sorocaba, em São Paulo
Antonio Carlos Pannunzio (PSDB)
Taubaté, em São Paulo
Ortiz Júnior (PSDB)
Teresina, no Piauí
Firmino Filho (PSDB)
Uberaba, Minas Gerais
Paulo Piau (PMDB)
Vila Velha, no Espírito Santo
Rodney Miranda (DEM)
Vitória, no Espírito Santo
Luciano Resende (PSB)
Vitória da Conquista, na Bahia
Guilherme (PT)
Volta Redonda, no Rio de Janeiro
Antonio Francisco Neto (PMDB)
Fonte: TSE
A defesa de JHC deve recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
29-10-2012
O interessado retirou a denúncia, que foi considerada improcedente pelo Ministério Público Federal (MPF), mesmo assim, o processo foi colocado em pauta no começo deste mês, tendo a votação foi adiada, primeiro devido ao pedido de vistas do procurador regional eleitoral Rodrigo Tenório e depois, na sexta-feira passada, 25, em razão do pedido de vistas feito por Elisabeth Carvalho.
Com a decisão do TRE/AL quem assume o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) é o primeiro suplente da coligação, Arnon Amélio (PRTB). A defesa de JHC deve recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: Alagoas 24 Horas
27-10-2012
A morte da atriz Regina Dourado na manhã deste sábado (27) repercutiu entre a classe artística. A cantora baiana Daniela Mercury disse lamentar a morte da conterrânea, com quem teve a oportunidade de compartilhar alguns momentos.
"Regina era uma amiga querida com quem eu tive a chance de conviver. Era uma mulher forte, que tinha um coração enorme, e foi uma guerreira, uma mulher corajosa", disse Daniela.
A cantora também comentou sobre o câncer de mama descoberto pela atriz em 2003, doença que, apesar dos tratamentos, retornou e se agravou, provocando metástase. Segundo familiares, Regina Dourado morreu de falência múltipla dos órgãos neste sábado.
"Foram anos de muita luta. Sinto muito a perda dela, fiquei muito triste com a notícia. Era uma atriz baiana que nos orgulhava muito, que se destacou nacionalmente e tinha um talento tamanho. Vou sentir saudade", Daniela Mercury. Entre os momentos que as duas conviveram estão as diversas passagens de Regina Dourado como convidada no camarote de Daniela Mercury no carnaval de Salvador.
Saúde
Regina Dourado descobriu um câncer de mama em 2003, quando iniciou um tratamento. Ela se submeteu à cirurgia para a retirada do primeiro nódulo. Em dezembro daquele ano, a atriz falou, em entrevista à TV Bahia, sobre a descoberta da doença. “O momento da notícia é terrível, fica uma perplexidade. Eu achei que eu nem cheguei a ter consciência da gravidade naquele momento. Eu fiquei muito mais perplexa do que qualquer coisa, meio perdidona”, disse na época.
Depois de enfrentar tratamento de quimioterapia e radioterapia, Regina conseguiu se recuperar da doença e voltou a atuar no teatro e na televisão.
Segundo parentes, em 2010, descobriu um segundo nódulo no outro seio e fez nova cirurgia para retirada da mama e dos gânglios axilares. No último ano, a atriz enfrentava o tratamento com dificuldade.
Segundo a família, ao longo dos anos, a doença se agravou e se espalhou por outros órgãos do corpo, quando houve metástase.
Depois que ela foi para o hospital no sábado (20), parentes disseram que não tinham mais esperança de recuperação. "Estamos esperando o coração parar de bater", disse o irmão Oscar.
Carreira
Regina Maria Dourado nasceu em 22 de agosto de 1953, na cidade de Irecê, no interior da Bahia. Aos 15 anos, começou na "Companhia Baiana de Comédias".
Estudou canto e participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo. Ela estreou na TV durante o especial "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água", dirigido por Walter Avancini em 1978.
A atriz atuou nas novelas "Pai Herói" (1979); "Cavalo Amarelo" (1980) (Bandeirantes); "Pão Pão, Beijo Beijo" (1983) quando voltou para a Globo e ganhou sua primeira grande personagem em novelas como Lalá Serena; "Roque Santeiro" (1985); "Felicidade" (1991), "Renascer" (1993); "Tropicaliente" (1994); "Explode Coração" (1995) (Globo); "Rei do Gado" (1996); "Anjo Mau" (1997); "Andando Nas Nuvens" (1999); "Esperança" (2002); "Seus Olhos" (2004) no SBT; "América" (2005) (Globo); "Bicho do Mato" (2006-2007) (Record), e seu último trabalho na televisão na novela "Caminhos do Coração" (2008), na Record.
Em "Explode Coração", da autora Glória Perez, Regina contracenou com o ator Rogério Cardoso. Eles fizeram o casal Lucineide e Salgadinho, que garantiu momentos cômicos à trama com o bordão “Stop, Salgadinho!”, reconhecido pelas ruas do país.
Entre seriados e minisséries, participou de "Lampião e Maria Bonita" (1982); "O Pagador de Promessas" (1988); "O Sorriso do Lagarto" (1991); "Tereza Batista" (1992).
No teatro, Regina Dourado atuou em "Vidigal"; "Memórias de um Sargento de Milícias"; "Declaração de Amor Explícito"; "Rei Brasil 500 Anos"; "Uma Ópera Popular"; "Tratado Geral da Fofoca"; "Paixão de Cristo" (2011 e 2012 – Salvador) no papel de "Maria, mãe de Jesus".
Já no cinema, a atriz fez participações em "Sandra Rosa Madalena" (1978) como uma cigana dançarina, em "Amante Latino" (1979); cantou para a trilha sonora de "O Encalhe – Sete Dias de Agonia" (1982); "Baiano Fantasma", em 1984; "Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra", (1986); "Corpo em Delito" (1990); "Corisco & Dada" (1996); "No Coração dos Deuses" (1999); "Espelho D`água – Uma Viagem no Rio São Francisco" (2004).
No carnaval de 1997, em Salvador, a atriz participou de uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado interpretando o papel de Tieta, ao lado de artistas como Gilberto Gil, Maria Betânia e outros.
Fonte: G1
27-10-2012
Com suspeita de pedra na vesícula, o ator Ney Latorraca foi internado, nesta sexta-feira (26), na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. De acordo com o hospital, em informação repassada pela assessoria de comunicação na tarde deste sábado (27), o artista ainda não tem previsão de alta.
À imprensa, o ator disse que foi encaminhado para a unidade hospitalar após se sentir mal em passeio. No entanto, observa que já foi medicado e adianta que passará por uma cirurgia na próxima quarta-feira (31). “Está tudo sob controle”, ressaltou.
Ney Latorraca tem 68 anos e é autor de diversos personagens do teatro e da TV. Um de seus maiores sucessos na televisão foi o aposentado Barbosa, do programa de humor "TV Pirata", da Rede Globo.
Fonte: Tudo na Hora
26-10-2012
Imagem ilustrativa
O Ministério das Comunicações determinou hoje (26) a formação de um grupo de trabalho para coordenar o desligamento da televisão analógica e a implantação da transmissão digital no país. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, o grupo deverá concluir o trabalho em um ano. O Plano de Desligamento da Televisão Analógica deverá ser encaminhado para consulta pública em até 60 dias.
Entre as atribuições do grupo estão a elaboração de um cronograma de desligamento do sistema de transmissão analógica, a realização de testes pilotos e ações relativas à cobertura e à recepção do novo sistema. Também deverá haver a divulgação do desligamento e ações de atendimento ao cidadão.
O grupo deverá seguir diretrizes como o acesso de famílias de baixa renda à televisão digital, a comunicação adequada à população dos eventos relativos ao desligamento da televisão analógica, o aproveitamento eficiente do espectro e as oportunidades para a indústria nacional.
O grupo de trabalho será composto por representantes das secretarias de Serviços de Comunicação Eletrônica, de Telecomunicações e Executiva do Ministério das Comunicações, além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Especialistas representantes de outros órgãos ou da sociedade civil poderão ser convidados para contribuir com o grupo.
O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) foi implantado em 2006. A previsão do governo é que o sistema analógico seja desligado totalmente em 2016.
Fonte: Agência Brasil
26-10-2012
Imagem ilustrativa
A onda de assalto a bancos no interior do Estado continua. Na madrugada desta sexta-feira (26), mais uma quadrilha voltou a agir. Desta feita, o crime foi registrado no município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Os assaltantes explodiram um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil, situada no centro da cidade, e fugiram com todo o dinheiro que havia dentro da máquina.
Segundo o subtenente Alberto, do 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), a ação criminosa ocorreu às 2h40. A PM não soube informar, no entanto, quantos homens participaram do assalto.
Apesar de a agência dispor de câmeras de segurança, a polícia afirmou que elas provavelmente não estavam funcionando por causa do apagão que atingiu toda a região Nordeste durante boa parte desta madrugada.
Momentos após o crime, a polícia encontrou uma caminhonete Nissa Frontier de cor preta abandonada em um canavial na zona rural do município. Segundo os militares, este foi um dos veículos utilizados no crime.
“Eles provavelmente estavam em mais de um carro e, após abandonar a Frontier, fugiram no segundo veículo”, disse o subtenente Alberto.
25-10-2012
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (25) o cronograma de implantação do nono dígito nos números de celulares de todo o país. A mudança vai até dezembro de 2016.
No interior de São Paulo, nas regiões com códigos DDD de 12 a 19, a implantação do nono dígito será feita até dezembro do ano que vem. O processo terá início em data a ser definida pela Anatel, mas deve ser concluído até a data aprovada hoje.
Para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo (DDDs 21, 22, 24, 27 e 28), a adoção do nono dígito será concluída até janeiro de 2014. Até dezembro de 2014, a medida deve ser adotada nos estados do Amazonas, dp Amapá, dp Maranhão, do Pará e de Roraima, que têm os DDDs de 91 a 99.
Os estados de Alagoas, da Bahia, co Ceará, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe começarão a usar o nono dígito até dezembro de 2015. As localidades englobam os DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89.
Os últimos estados a adotar o nono dígito nos celulares serão o Acre, o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o Paraná, Rondônia, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Tocantins. Até o dia 31 de dezembro de 2016, a medida deve ser adotada para os DDDs 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68 e 69.
O relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, explicou que a divisão do cronograma em várias etapas tem como objetivo garantir a segurança do processo. Segundo ele, não haverá mudanças de numeração no período dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
A inclusão do nono dígito nos números de celulares já foi adotada no fim de julho na região com código de área 11, que abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital. Segundo a Anatel, a medida vai aumentar a capacidade de numeração de 44 milhões para 90 milhões na região.
De acordo com Zerbone, não há risco de escassez de números nos outros estados, como foi detectado, e em São Paulo, mas a mudança será feita em todo o país para padronizar a numeração.
Fonte: Agência Brasil
25-10-2012
Você sabe quais são os benefícios de um ex-presidente da República? José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva têm algumas regalias, mesmo após deixar o governo.
O gasto com o pagamento desses serviços por ano é aproximadamente de R$ 510 mil, fora os gastos com gasolina, consertos e equipamentos. Juntos, portanto, eles custam cerca de R$ 2 milhões aos cofre públicos.
Fonte: Alagoas 24 horas
25-10-2012
25-10-2012
Imagem ilustrativa
Um adolescente de 13 anos, portador de deficiência intelectual, afirma ter sido estuprado dentro de um banheiro do hipermercado Walmart, em Vitória (ES), na noite de terça-feira. De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), responsável pelo caso, a violência foi comprovada por exame no Departamento Médico Legal (DML). O suspeito do caso, de 34 anos, está preso e nega o crime.
De acordo com o delegado Marcelo Nolasco, da DPCA, o registro da ocorrência mostra que um fiscal do hipermercado entrou no banheiro e verificou uma atitude suspeita. "Ele viu um homem deixando o box e vestindo as calças. Quando se aproximou, avistou um garoto acuado, em um canto, com cara de assustado". Em seguida, ele teria chamado os seguranças, que abordaram o suspeito ainda no supermercado, questionando-o sobre a situação.
O suspeito alegou que se sentiu ofendido pela abordagem, registrou uma reclamação no balcão do estabelecimento - onde deixou seus contatos - e foi para casa, em Vila Velha (ES). "A Polícia Militar foi acionada, ouviu o garoto, que relatou o estupro, e foi atrás do suspeito por meio dos contatos que ele havia deixado na reclamação. Ele foi detido em casa e nega o ato", explicou o delegado.
"A vítima já reconheceu formalmente o suspeito, sem sombra de dúvidas", disse Nolasco. "De qualquer forma, vamos analisar as imagens das câmeras que recebemos do Walmart, para checar a hipótese de ter outro suspeito." O homem foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Viana, na Grande Vitória.
O adolescente estava no supermercado fazendo compras com o avô, que ainda não prestou depoimento sobre o caso, de acordo com a polícia. O caso foi registrado na noite de terça no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória e agora segue com a DPCA.
A rede Walmart afirmou, em nota, que "tomou todas as providências cabíveis desde que soube da suspeita, colaborando com as investigações da polícia. A empresa já disponibilizou as imagens do circuito interno da loja para as autoridades e está à disposição para fornecer todas as informações necessárias para a elucidação do caso."
Fonte: Cada Minuto
24-10-2012
O coordenador do Programa da Reconstrução de Alagoas, José Thomaz Nonô, se reuniu nesta terça-feira (23) com representantes das prefeituras municipais e da Caixa Econômica Federal para cobrar a documentação das casas já concluídas, mas que ainda não foram entregues à população. A perspectiva é de que, até o fim do ano, o Governo atinja o total de 10 mil casas entregues à população.
“Estamos tendo uma série de invasões, mas temos milhares de casas prontas. É preciso apurar as responsabilidades, se é falta de contrato, de documentação ou de cadastro. Por isso, reuni todos os envolvidos neste processo para que possamos afinar os passos e dar celeridade à entrega das quase três mil casas concluídas. As obras estão em ritmo acelerado e hoje temos mais de 90% delas concluídas”, pontuou Thomaz Nonô.
Muitas famílias que já receberam as casas, principalmente no município de Rio Largo, ainda estão em situação irregular e os problemas serão agora resolvidos pelo Programa da Reconstrução. Conjuntos em municípios como Cajueiro, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Satuba já foram entregues completos, enquanto outros tiveram liberação parcial.
De acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Herbert Buenos Aires, alguns conjuntos serão entregues ainda em 2012 e o restanta no primeiro semestre de 2013. Também participaram da reunião secretário de Estado e prefeitos.
Jason Soares de Souza, de 46 anos, foi morto a tiros na noite deste sábado (20) durante um assalto ocorrido em seu estabelecimento comercial, o supermercado Nossa Senhora de Fátima, localizado no povoado Pau Ferro das Laranjeiras, zona rural de Arapiraca.
De acordo com informações fornecidas pelo 3º BPM, dois homens chegaram a bordo de uma motocicleta e solicitaram a recarga no telefone celular. Durante o procedimento, um deles sacou uma arma, sendo assim anunciado o assalto. Sem esboçar qualquer reação, Jason Soares foi alvejado com três tiros a queima roupa. Apesar do desespero das pessoas que presenciaram o crime, os bandidos foram frios, abriram a gaveta do caixa, pegaram todo o dinheiro e fugiram, em seguida.
O SAMU chegou a ser acionado por populares, mas, ao chegar ao local encontraram o comerciante em óbito. O PELOPES também foi acionado, fez rondas pela região, mas não conseguiu prender os autores. O clima de revolta é grande na comunidade, uma vez que Jason era uma pessoa bastante popular na comunidade.
Fonte: Cada Minuto
Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens e a partir dos 55 anos, mulheres. Não é exigida a contribuição desses trabalhadores. Eles precisam somente comprovar, com documentos, 15 anos de atividade rural.
Os trabalhadores que deixaram de contribuir para a Previdência Social, mas que possuem o tempo mínimo para este benefício, podem solicitá-lo quando atingirem a idade requerida, pois a aposentadoria por idade não exige a manutenção da qualidade do segurado, conforme a Lei 10.666, de 2003.
A partir da próxima sexta-feira (5), 301 planos de saúde administrados por 38 operadoras estarão proibidos de serem comercializados em todo o Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a venda dos planos ficará suspensa até que as empresas se adequem à Resolução 259, que determina prazos máximos para a marcação de consultas, exames e cirurgias.
Levantamento do órgão indica que, entre julho e setembro deste ano, foram registradas mais de 10 mil reclamações por parte de usuários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos estabelecidos.
Das 1.006 operadoras médico-hospitalares existentes no país, 241 receberam pelo menos uma queixa. Destas, 38 se encaixam na maior faixa de reprovação (nota 4), com indicador de reclamação 75% acima da média estipulada pela ANS.
Dados mostram ainda que, do total de planos punidos este mês, 80 vão receber a primeira suspensão, enquanto 221 já tiveram a comercialização suspensa na última avaliação, realizada em julho deste ano.
O diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin, lembrou que o beneficiário dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado. A estratégia da ANS, segundo ele, consiste em impedir as operadoras de vender os planos para novos segurados. “Os beneficiários que estão nesses planos continuam com atendimento sem nenhuma alteração, com seus direitos preservados”, reforçou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que o período de suspensão imposto pela ANS permite que a operadora se organize e passe a garantir os prazos estabelecidos aos beneficiários. Para ele, trata-se de uma medida de proteção ao cidadão e uma estratégia pedagógica em relação às operadoras.
“Pela primeira vez, se mexe nas regras de inclusão de novos planos, se mexe no bolso, na lucratividade”, disse. “A grande intenção do ministério em apoiar essa medida é criar um cultura e um ciclo permanente que garantirá o cumprimento de prazo a usuários de planos de saúde”, completou.
A lista completa dos 301 planos de saúde suspensos e de suas respectivas operadoras pode ser acessada no site da ANS. O órgão informou que, das 37 operadoras que tiveram planos com a venda suspensa em julho, oito já podem voltar a comercializar produtos.
De acordo com a legislação da ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos máximos previstos estão sujeitas a multas de R$ 80 mil e de R$ 100 mil em casos de urgência e emergência.
Em caso de reincidência de descumprimento, as empresas podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos planos, e ter decretado o regime especial de direção técnica, que prevê a possibilidade de afastamento dos dirigentes.
Fonte: Paula Laboissière / Agência Brasil
Os gerentes dos projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa estiveram no município de Delmiro Gouveia, na sexta-feira (28), para uma visita técnica ao Canal do Sertão, maior obra de infraestrutura hídrica executada no estado e uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com um efetivo de 1.600 funcionários diretos, sendo cerca de 60 de nível superior, o Canal começará a funcionar em dezembro desse ano.
A passagem dos gerentes na obra do Canal do Sertão teve a participação da equipe de monitoramento do Programa Alagoas Tem Pressa, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O Canal do Sertão é um dos quatro projetos estruturantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dentro do Alagoas Tem Pressa. A conclusão dos três primeiros trechos da obra beneficiará seis municípios (Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho d’Água do Casado, Inhapi e Senador Rui Palmeira) e 164.365 mil habitantes.
“Com um projeto de 250km de extensão, o Canal tem o objetivo de levar água do Rio São Francisco até Arapiraca. Partindo de Delmiro Gouveia, 60km já estão prontos. Para abastecer os 250 km, 12 bombas vão funcionar paralelamente, mas só entrarão em operação ao longo da necessidade”, explicou o superintendente de Infraestrutura Hídrica e Projetos Especiais da Seinfra e gerente do projeto, Alexandre Barros.
Orientados pelo superintendente do Canal do Sertão, Marconi Barbosa, e pelo coordenador do projeto, Alexandre Barros, os gerentes percorreram os três trechos do Canal e conheceram melhor sete pontos: o setor de captação e o canal de aproximação; a estação elevatória de água bruta (casa de bombas); o marco zero do Canal do Sertão; a tomada d’água um e a comporta quatro; o canal retangular cinco; e a ponte canal sete e o túnel Mandacaru.
A tomada d’água está localizada no reservatório de Moxotó, no povoado São José, em Delmiro Gouveia e é o único sistema de bombeamento em todo o percurso, pois a água desce por gravidade por um canal de 15 metros de largura e quase três metros de profundidade, acarretando uma economia de energia e água mais barata.
De acordo com Marconi Barbosa, ao longo do trajeto, as comportas vão diminuir a velocidade da água e regular os níveis nos reservatórios. “Além disso, em pontos determinados, terão pontes para a passagem de animais, pedestres e veículos”, completou o superintendente do Canal do Sertão.
O Canal vai levar água potável para a população sertaneja, tanto para consumo humano como para irrigação do plantio e criação de animais. O trecho um, que vai do km 0 ao 45, já foi executado e entrará em funcionamento a partir de dezembro desse ano; o dois (km 45 ao 64) já tem 70% executado e será entregue em julho de 2013 e o três (km 64 ao 93) estará pronto até o final de 2014 e já tem um terço de recursos garantidos.
Paralelamente a construção do Canal, foram desenvolvidas ações ambientais e de segurança. Com relação ao meio ambiente, foi feito um georreferenciamento das áreas que foram desmatadas ou escavadas para a implantação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad).
Fonte: Laís Pita / Agência Alagoas
A Mega-Sena está acumulada e irá sortear R$ 16 milhões, nesta quarta-feira (3), bem no meio da semana de lançamento do Bolão CAIXA. As seis dezenas da principal modalidade das Loterias da CAIXA serão sorteadas, ao vivo, no programa Momento da Sorte, da TV Bandeirantes e Band News, a partir das 20h25 (horário de Brasília).
Por ter final com o número zero, o concurso 1.430 da Mega-Sena recebe um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos da modalidade. O ganhador, caso aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá mais de R$ 74 mil em rendimentos mensais. Se o apostador preferir, poderá comprar 53 imóveis de R$ 300 mil cada, ou 160 carros de luxo.
A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas em qualquer uma das mais de 11.600 lotéricas espalhadas por todo o Brasil, até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. Caso o apostador seja correntista da CAIXA, conta ainda com uma facilidade a mais, na hora de apostar na Mega-Sena. Basta fazer sua aposta pelo computador, no Internet Banking CAIXA (IBC), sem sair de casa.
Bolão CAIXA:
Desde a última segunda-feira (1º), os apostadores já podem registrar suas apostas por intermédio do Bolão CAIXA. Com ele, grupos de amigos podem fazer suas apostas em conjunto, concorrendo todos com as apostas do grupo, mas recebendo o prêmio individualmente. Quanto mais números são marcados, maiores as probabilidades de ganhar o prêmio principal (veja tabela).
No caso da Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10,00, e cada cota deve ser de, pelo menos, R$ 4,00, sendo possível realizar um bolão de, no mínimo, duas e no máximo 100 cotas. O apostador também pode comprar cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Neste caso, poderá ser cobrada uma Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor da cota.
Para fazer um Bolão CAIXA, basta preencher o campo próprio do Bolão, no volante, ou solicitar diretamente ao atendente da lotérica, informando os números da aposta e a quantidade de cotas desejada. Ao registrar o palpite com a opção de bolão, o apostador divide as cotas com amigos e familiares, ou com outras pessoas – no caso do bolão organizado pela lotérica –, e concorre com segurança, tendo garantia de recebimento do prêmio no caso da aposta ser premiada.
fonte: Assessoria/WM
01.10.2012
A partir desta segunda-feira, dia 1°, os apostadores de loteria vão poder participar do Bolão Caixa, feito no próprio sistema das loterias, com tecnologia desenvolvida especificamente para esse tipo de aposta e garantia para o participante em caso de premiação.
Os apostadores podem formar grupos para concorrer aos prêmios da Mega Sena, Dupla Sena, Quina, Loteca e Lotofácil. Outra opção é participar dos bolões organizados pelas lotéricas, mas nesse caso pode ser cobrada taxa de serviço de até 35% do valor da aposta.
Para o superintendente nacional de loterias da Caixa, Gilson Braga, as principais vantagens do bolão são a transparência e a segurança. Ele lembra que já houve casos em que participantes do bolão perderam o dinheiro porque a Caixa é obrigada a pagar somente ao portador do bilhete premiado.
Após o registro no sistema, a lotérica vai emitir recibos das apostas de forma individual, os recibos de cota. Cada apostador participante tem seu próprio recibo e, se for premiado, pode resgatar sua parte de acordo com sua conveniência. Os volantes normais passam a exibir um novo campo especialmente para esse tipo de aposta, com as opções de quantidade de cotas para marcação em caso de bolão.
No Bolão Caixa, o número mínimo de cotas é dois e o máximo pode chegar a 100, dependendo da modalidade escolhida. O valor mínimo para apostas é R$ 10 por bolão. Todas as cotas terão o mesmo preço, a mesma probabilidade de ganhar e o mesmo prêmio, em caso de bolão premiado.
Quem quiser participar do Bolão Caixa poderá escolher entre a Mega Sena, Quina, Lotofácil (apostas de 16, 17 e 18 números), Dupla Sena e Loteca. Cada uma dessas modalidades terá um valor máximo de cotas.
Informações de Agência Brasil
29.09.2012
Ha vinte anos, o Brasil viveu uma das maiores crises institucionais da republica. Em 29 DE Setembro de 1992, A Camara inicia de fato o processo de cassação do primeiro presidente eleito pelo povo, após o golpe militar de 1964, o senador Fernando Collor de Mello (Foto: Elza Fiuza/ABr)
Brasília – Há exatos 20 anos o Brasil assistiu à abertura do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, aprovado por 441 votos na Câmara dos Deputados. Collor foi o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto após o regime militar, ao derrotar em segundo turno o então candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
As primeiras denúncias contra Collor surgiram após os 100 primeiros dias de mandato e diziam respeito a um esquema de corrupção montado pelo ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias – conhecido como PC Farias. As denúncias, intensamente divulgadas pela imprensa, culminaram com a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito, a CPI do PC.
As denúncias de corrupção, associadas ao desgaste do então presidente em função da implementação de planos de estabilização da economia, levaram mais tarde à mobilização popular e à aprovação do pedido deimpeachment. Os planos econômicos, chamados de Collor I e Collor II, consistiam basicamente em tentar controlar a inflação, que já vinha alta desde o governo anterior de José Sarney. No primeiro momento os planos surtiram efeito, mas o confisco do dinheiro da população nos bancos e a volta da alta da inflação começaram a provocar insatisfação do povo com o presidente.
Muitas empresas e até pessoas físicas faliram quando o governo determinou que todas as contas bancárias poderiam ter saldo máximo de Cr$ 50 mil (cinquenta mil cruzeiros, a moeda da época). Impedidos de arcar com os compromissos financeiros, os empresários foram os primeiros a abandonar o apoio a Collor. Além disso, denúncias como as de desvio de dinheiro público para a construção dos jardins na residência oficial, chamada de Casa da Dinda, e o pagamento de vultosas despesas do casal presidencial, com dinheiro das empresas de PC Farias, levaram o povo às ruas pedindo a saída do presidente.
Duas entrevistas foram determinantes para a mobilização popular. Primeiro o irmão do presidente, Pedro Collor, à revista Veja, denunciando o chamado esquema PC e o desvio de verbas públicas para as empresas do ex-tesoureiro de campanha. Depois, o motorista Francisco Eriberto França confirmou à revista Isto É ter feito pagamentos para Fernando Collor e sua esposa, Rosane Collor, com cheques e valores que buscava nas empresas de PC Farias.
A conclusão dos trabalhos da CPI do PC, com relatório que considerou as denúncias procedentes, foi outro fator que incentivou a mobilização popular. O movimento Fora Collor era formado principalmente por estudantes, os chamados “Caras Pintadas”, e por mais pessoas ligadas às universidades, os professores. Diante do clamor da sociedade civil, os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Lavanère, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Barbosa Lima Sobrinho, entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro, o pedido de impeachment com mais de 20 mil assinaturas.
Pinheiro acolheu o pedido e designou o então deputado Nelson Jobim como relator, que posteriormente apresentou parecer favorável ao impedimento do presidente da República de prosseguir no mandato. No dia 29 de setembro de 1992, Ibsen Pinheiro abriu a sessão de votação pelo impeachment de Fernando Collor de Melo em um Congresso Nacional cercado por milhares de manifestantes Caras Pintadas. Com 441 votos favoráveis, 38 contrários, 23 ausências e 1 abstenção, a Câmara dos Deputados decidiu pelo afastamento imediato do presidente da República de suas funções e autorizou o Senado Federal a abrir processo de cassação de mandato e dos direitos políticos.
No dia 2 de outubro, Collor foi comunicado de seu afastamento temporário pelo período que durasse o processo de impeachment e o então vice-presidente da República, Itamar Franco, assumiu o cargo. Itamar permaneceria na cadeira presidencial até o fim do mandato, em 1994. A cassação de Fernando Collor de Melo foi confirmada por 76 votos favoráveis e dois contrários no Senado Federal, em 29 de dezembro de 1992. O ex-presidente ainda tentou uma manobra para evitar a perda de seus direitos políticos. Depois de aberta a sessão no Senado, o advogado de defesa de Collor, José Moura Rocha, apresentou aos senadores a carta de renúncia dele. A tentativa, no entanto, foi em vão, e a cassação foi confirmada.
Em 1994, o ex-presidente foi absolvido no Supremo Tribunal Federal (STF) da acusação de corrupção passiva por falta de provas. A absolvição na ação penal, entretanto, não o livrou da suspensão dos direitos políticos por oito anos, a contar da data do que seria o término do seu mandato presidencial, em 1994. Collor voltou à cena política do país apenas em 2002, quando tentou se eleger governador de seu estado, Alagoas, mas foi derrotado. Em 2006, ele se elegeu senador e passou a ocupar uma cadeira no plenário que cassou seus direitos políticos. Em 2010, o senador Collor tentou novamente governar seu estado, mas ficou em terceiro lugar nas eleições. O mandato dele no Senado termina em fevereiro de 2015.
Juliana Paes posa de lingerie:“Não sou escrava do título de símbolo sexual”
Na reta final da minissérie Gabriela, Juliana Paes faz um balanço da personagem. “Trabalhei duro e me doei muito para o papel. Estou feliz com a repercussão, com o carinho do público e, sobretudo, com os elogios dos meus colegas de profissão”, diz a atriz, que parece não se importar com as críticas que recebeu ao longo do trabalho, como conta nossa Época desta semana. Juliana lamenta as comparações à Gabriela que Sônia Braga interpretou na primeira versão da história. “Não foi surpresa, sabia que as críticas viriam e o artista que não sabe lidar com isso está na profissão errada. Só não acho pertinente comparar. Somos atrizes diferentes, de gerações idem e os tempos são outros. Reafirmo minha gratidão a Sônia. A força e as palavras dela foram fundamentais para que eu ganhasse ainda mais confiança para encarar esse desafio”.
No rastro da personagem sexy, Juliana posou de calcinha e sutiã para a nova campanha da marca de lingeries Hope. “A sensualidade está na minha espontaneidade, na minha maneira de agir e viver. Sou uma pessoa simples e é só. Não encaro o posto de símbolo sexual como um ‘status’, então ele não me incomoda, não me cansa. Não sou escrava deste título, esse é o segredo”.
Fonte: Época
29.09.2012
A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Ela morreu em casa, de madrugada.
Hebe ficou internada por quase duas semanas em julho no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, para “tratamento de suporte nutricional e metabólico”, conforme boletim médico.
Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.
Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.
Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.
Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011.
Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tornou popular a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.
'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.
Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.
Novas internações
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas. "Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.
Em março de 2012, foi submetida a uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor que causava obstrução intestinal. Muito bem humorada, ela deixou o hospital após 13 dias de internação. “Se vocês pensaram que eu ia embora, eu enganei vocês. Olha eu aqui outra vez”, brincou. Em junho deste ano, foi submetida a uma cirurgia de emergência para retirada da vesícula.
Fonte: G1
As forças policiais do Estado - Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Exército – se reuniram na tarde desta sexta-feira, 28, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Orlando Manso, que recebeu o plano de segurança para as eleições municipais de 7 de outubro, em Alagoas. A reunião aconteceu na sede do TRE, no Centro e não foi aberta à imprensa.
Em entrevista ao Alagoas24Horas, o comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Cavalcante confirmou que 7200 homens farão a segurança nas eleições. Este ano a PM vai contar também com a ajuda da Força Nacional, militares do Corpo de Bombeiros e guardas municipais de Maceió, que darão apoio na capital.
Esta semana, Manso se mostrou apreensivo após a recusa do Tribunal Superior Eleitoral de envio de tropas federais a municípios alagoanos, diante da garantia de que o estado será capaz de assegurar a segurança no pleito. Questionado se o efetivo das polícias é suficiente para garantir a segurança, principalmente nos municípios com histórico de violência, o comandante reiterou que a polícia dará conta da segurança, no entanto, se a Justiça definir que será necessário o envio de tropas, serão bem vindas. “A decisão sobre o envio de tropas cabe ao TSE. Se forem designadas tropas para os municípios alagoanos, trabalharemos em conjunto”, concluiu Dimas Cavalcante.
Ainda conforme informações do coronel Dimas Cavalcante, as cidades de União dos Palmares, Rio Largo, Traipu e Barra de São Miguel possuem campanhas eleitorais acirradas e terão reforço policial.
O comandante da PM acrescenta que as equipes viajarão na próxima segunda-feira, dia 1º, para os municípios mais distantes e permanecerão até o término das eleições, com a apuração dos votos e festas de comemoração.
Já o delegado Francisco Medson, confirmou que 1200 policiais civis participarão do pleito eleitoral. O delegado disse que acredita em um pleito tranquilo, mas afirma que as equipes estão preparadas para apurar os casos de compra de votos. Tanto o delegado quanto o comandante da PM reforçam a importância de a população ajudar, denunciando crimes eleitorais através do telefone: 181.
O comandante do 59ª Batalhão de Infantaria Motorizado, Pinto Sampaio, afirmou que está aguardando a solicitação das tropas federais e adiantou que se houver necessidade pedirá reforços a outros Estados.
Fonte: Alagoas 24 horas
Três homens armados assaltaram a agência dos Correios, localizada no Centro do município de União dos Palmares, durante o horário de almoço do vigilante nesta quarta-feira (26).
Os criminosos invadiram o estabelecimento e trancaram os funcionários em uma sala enquanto roubava o dinheiro dos caixas. Em seguida, fugiram por uma estrada vicinal em um veículo Gol que os aguardava do lado de fora com o motor ligado.
Cerca de 20 minutos depois, os funcionários conseguiram arrombar a porta e chamar a polícia, que fez diligências pela área. Eles contaram que a ação foi muito rápida e que os assaltantes demonstraram conhecer o estabelecimento.
“Agiram com precisão como se conhecessem o interior do prédio e nos deixaram presos na dependência que tem a porta mais difícil de ser arrombada, o que somente foi conseguido quase vinte minutos. A esta altura, eles que ainda vestiram o uniforme do vigilante antes de sair da agência já estavam longe. Tudo deve ter sido milimetricamente planejado”, disse o funcionário que preferiu não se identificar.
O carro utilizado na fuga foi encontrado carbonizado nas proximidades da Chácara de Orações Rosa Mística, a cerca de 6 km da cidade. Nenhum suspeito foi detido até o momento.
Este é o segundo assalto aos Correios de União dos Palmares em menos de dois meses somente neste ano.
Fonte: TRIBUNA UNIÃO.
Ainda no domingo, Renan Calheiros prestigiou ações e eventos de campanha eleitoral em Branquinha, Girau do Ponciano, Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras.
Duzentas e noventa e quatro cidades de dez estados (5,2% dos 5.564 municípios brasileiros) solicitaram à Justiça o envio de tropas federais com a finalidade de reforçar a segurança pública no dia da eleição (7 de outubro), segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral. O balanço tem como base os pedidos enviados até a última sexta (21), ao TSE.
As 294 cidades ficam nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
Dos municípios que já pleitearam reforços, 78 tiveram os pedidos aprovados.
Os demais 216 aguardam aprovação – segundo o TSE, todos os pedidos serão analisados em menos de duas semanas, a tempo do envio das tropas para o dia da eleição.
Na última eleição municipal, em 2008, 135 cidades de 13 estados tiveram apoio de tropas federais.
Muitas cidades pedem reforços em razão da presença de tribos indígenas, segundo o próprio TSE.
Alguns índios entendem que, em razão de terem direitos regulados por leis federais, não devem se submeter às forças estaduais de segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar.
É o caso de diversas cidades do Pará, como Altamira (PA), que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, e Oiapoque, no Amapá.
Há ainda casos de cidades em que o "acirramento" da disputa é o principal motivo, como em municípios do Rio Grande do Norte, segundo o TRE local.
O estado tem o maior número de cidades que solicitaram reforço (112). Conforme o tribunal estadual, a intenção é prevenir a violência, embora nenhum caso grave tenha chegado ao tribunal nesta campanha eleitoral.
A prevenção da violência também foi a razão para o TRE do Rio de Janeiro pedir reforços para a segurança da região metropolitana. O pedido requer tropas para a cidade do Rio, tendo como foco o Complexo da Maré e a Zona Oeste. Também precisam de auxílio, diz o pedido, os municípios de Campos, Magé, São Gonçalo, Macaé e Cabo Frio.
Como é feito o pedido
O pedido de tropa é feito pelo juiz eleitoral da cidade para o Tribunal Regional Eleitoral do estado, que fica responsável por obter um parecer do governador sobre a necessidade do reforço. Do TRE, o pedido é remetido ao TSE, que precisa aprovar ou não o envio das tropas.
O parecer do governador é levado em conta, mas nem sempre a aprovação depende disso. Na semana passada, ao pedir a aprovação de tropas em Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, o ministro Dias Toffoli, relator de pedido para as duas cidades do Amapá, citou que o governador disse que tinha contingente para garantir a segurança, mas, mesmo assim, o reforço se fazia necessário. Os demais ministros concordaram e aprovaram o reforço.
Após a aprovação do reforço, o TSE eleitoral envia ofício à presidente da República solicitando autorização para uso das forças federais. No caso de aprovação, o TSE acerta os detalhes com o Minsitério da Defesa.
A presença das Forças Armadas visa garantir a segurança no dia da eleição, mas, para isso, a força federal se desloca antes para as cidades.
De acordo com o TSE, desde 1994 a Justiça Eleitoral tem o apoio logístico das Forças Armadas para locais de difícil acesso ou em situação de violência durante as eleições.
A Polícia Civil (PC) iniciou as investigações para descobrir a identidade da mulher que jogou um bebê no lixo. O corpo do recém-nascido foi encontrado na manhã desta terça-feira (25) dentro de sacolas plásticas, sujas de sangue, em um depósito de lixo na Favela Frios, no município de União dos Palmares, interior de Alagoas.
O bebê, de sexo masculino, tinha perfurações nas costas e pescoço e foi deixado no local por um caminhão de coleta. O corpo foi encontrado pela desempregada Maria dos Anjos Caudêncio da Silva que assustada pediu ajuda ao catador Luciano Ferreira que avisou a Polícia.
Inicialmente os policiais foram até o Hospital São Vicente, em União, onde tentaram sem êxito informações se alguma mãe que teria dado a luz a uma criança nas últimas 12 horas. A Polícia também tenta localizar o motorista do caminhão apenas identificado pelo apelido de ‘Zelito’. A intenção é saber a rota que o veículo fez nesta terça.
No último domingo (23) aconteceu mais um comício da “Coligação Coma Força do Povo” em Mata Grande, que lança o atual prefeito Jacob Brandão e o vice Erivaldo Mandú, a reeleição. Ambos do Partido Progressista (PP). Pela primeira vez um senador visitou o povoado de Santa Cruz – local onde ocorreu o comício. Segundo levantamentos da Polícia Militar, o número de pessoas ultrapassou as oito mil.
Durante a realização do comício, os locutores da campanha informavam os nomes das pessoas que declaravam apoio a Jacob Brandão, pessoas que estavam há pouco tempo apoiando o adversário. “Pode chegar, porque nosso prefeito vai receber de braços abertos. Vamos rumo à vitória”, fala o locutor Marciel Brandão. O governador Teotônio Vilela marcou presença, mas por motivo de saúde não compareceu ao evento.
O comício foi o maior realizado na história política do povoado Santa Cruz. A cada dia que passa as pessoas somam as forças para reeleger Jacob Brandão. A atração maior do comício foi à dança do senador Benedito de Lira com algumas candidatas a vereadoras da coligação. Durante o discurso de Benedito desafiou Jacob Brandão a dançar – a música de campanha do senador no meio do povo. Os dois dançaram com os eleitores.
Ainda no discurso pediu voto para o partidário. “Jacob vou liberar 1,5 milhões de reais para a construção de um ginásio de esportes aqui para o povoado Santa Cruz. Só não vou liberar essa verba para o seu adversário que não o conheço. O Jacob me falou do esgoto que corta o povoado e trás constrangimentos as pessoas. Eu vou falar com o presidente da Companhia de Abastecimento de Agua de Alagoas (Casal) que cuida de esgotamento sanitário para fazer um levantamento do que precisa para ter a ideia do valor da construção. Só assim irei conseguir recursos para realizar a obra”, frisou.
Jacob Brandão no decorrer de sua fala, prestou contas do que foi realizado em seu governo e também garantiu realizar o asfalto de Mata Grande até Água Branca, passando pelo povoado Santa Cruz. “Eu vou fazer por onde as verbas enviadas pelo senador serem bem aplicadas e construir o ginásio de esportes aqui. Vamos conseguir acabar com esse esgoto que corta o povoado. Uma obra milionária, mas juntos vamos conseguir. O governador prometeu e sei que vai cumprir o asfalto de Mata Grande até Água Branca, passando por Santa Cruz. Precisamos ser eleitos para que juntos com deputados, governador e senador possamos resolver grandes problemas de Mata Grande.
Bendito de Lira alertou os eleitores a não votar no adversário que é aliado da mentira. “Todos os candidatos que sobem em palanque para esculhambar, vão perder feio a eleição e tenho certeza que a pisa nos votos será gigantesca em Mata Grande.No dia 07 de outubro vou está em Maceió e será a maior honra ouvir pelo rádio que Jacob Brandão é reeleito a prefeito do município”, finalizou o senador.