20-11-2012
O A direção do Sinteal alegou não ter sido notificada sobre a decisão do Tribunal de Justiça que decretou a ilegalidade da greve da categoria e afirma que assim que receber oficialmente a decisão encaminhará ao setor jurídico para avaliar quais procedimentos serão adotados.
“Essa luta dos companheiros e companheiras da educação é também uma luta nossa. Me perguntaram o que tem a ver a luta da educação com a luta da reforma agrária, e eu disse que uma tem tudo a ver com a outra”, disse o coordenador do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Marrom.
Ao final da Marcha da Educação, o deputado Judson Cabral (PT) informou que o governador irá receber a diretoria do Sinteal, na próxima 3ª feira (27), às 10h, na sede do governo estadual.
Fonte: Com Sinteal
20-11-2012
Em solenidade realizada na segunda-feira (19) no Memorial à República, o governador Teotonio Vilela Filho fez a entrega solene da Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca a personalidades locais e nacionais. A medalha é uma das mais importantes honrarias outorgadas pelo Estado.
Os agraciados deste ano foram o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; vice-governador José Thomaz Nonô; industrial José Roberto Toledo Filho; secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira; e os médicos Milton Hênio e Miriam Tendler.
Em seu discurso, o governador Teotonio Vilela Filho ressaltou a figura histórica do patrono da medalha, o proclamador e primeiro presidente da República. “Deodoro da Fonseca foi um homem de seu tempo. Não foi um santo, sequer um beato. Foi um soldado, um comandante guerreiro, um apreciador das belezas da vida, um cidadão que soube sacrificar o pouco que lhe restava de saúde em benefício de uma transformação radical para o país. Literalmente, levantou-se do leito onde convalescia das dores dos ferimentos de guerra para evitar uma nova guerra entre brasileiros”, afirmou Teotonio.
Dirigindo-se aos homenageados, o governador ressaltou: “É com orgulho que o governo de Alagoas presta esta justa homenagem a estes homens e mulheres que contribuíram no processo de consolidação da democracia social no Estado e no país. São exemplos que devem ser sempre lembrados e valorizados, para que suas ações sejam reverberadas em todos os setores da sociedade”.
Ao se referir à secretária nacional de Segurança Pública, Teotonio Vilela comentou que, mesmo com a comenda, Alagoas segue em dívida com Regina Miki, pois o governo alagoano não tem como saldar esse débito de solidariedade.
“Pois a senhora, Regina Miki, extrapola a dedicação devida aos alagoanos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Esse excesso, embora justificável, se deve a sua capacidade extraordinária de compreensão sobre a tragédia alagoana frente à violência contemporânea, frente ao crime organizado”, ressaltou.
Segundo o governador, Alagoas historicamente é um Estado problemático em termos de segurança pública. “Mas até cerca de uma década os alagoanos sabiam enfrentar, com mais ou menos eficiência, essas ocorrências. Em uma década a entrada em cena de uma série de fatores mudou o perfil da violência e do crime em Alagoas e a situação fugiu completamente ao controle”, afirmou.
Desde o início do primeiro mandato como governador em 2007, ao reconhecer a gravidade do problema, Teotonio Vilela disse que buscou estabelecer parcerias com o governo federal. “Desde aqueles momentos iniciais, fomos correspondidos em nossas solicitações”, frisou.
Disse ainda que o Estado vivencia atualmente o momento maior desse fortalecimento e dessa conjunção de esforços, com as parcerias estabelecidas pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro José Eduardo Cardozo.
Lembrou também que a secretária Regina Miki vem frequentemente a Alagoas verificar in loco os andamentos locais do programa Brasil Mais Seguro. “Hoje Regina Miki conhece Alagoas melhor que muitos alagoanos que se consideram experts em nossa segurança pública. Podemos dizer que ela tornou-se uma alagoana de coração, por sua atenção especial ao nosso Estado e pelos laços que criou e vem fortalecendo com a nossa gente”, elogiou.
De acordo com o governador, além de pessoalmente checar os resultados do programa, ela confere os números, visita as delegacias e quartéis, ouve oficiais da Polícia Militar, se reúne com a Polícia Federal e com a Força Nacional, conversa com os legistas, vai às ruas, participa de batidas policiais em Maceió e no interior do Estado.
“Regina Miki nunca volta a Brasília sem me apontar o que constatou, o que vai bem e o que precisa ser corrigido, demonstrando seu olhar atento e cuidadoso para a redução da criminalidade e preservação de vidas”, afirmou, acrescentando que “temos resultados práticos a comemorar na luta contra o crime organizado. Depois de seis anos de muito esforço conjunto podemos dizer que a realidade está mudada e mudando para melhor”, concluiu.
Para a secretária nacional de Segurança Pública, os resultados até agora obtidos em Alagoas pela parceria dos governos estadual e federal, que conseguiram a redução de 40% no índice de crimes violentos , “se devem ao profissionalismo que marca essa união de esforços”.
Ela fez questão de dividir as honras da medalha com as equipes de Brasília, de Alagoas e de outros estados que participam das operações policiais do Brasil Mais Seguro e a todos os profissionais de segurança, Ministério Público e Justiça Estadual.
Fonte: Agência Alagoas
06-11-2012
O Comando de Policiamento da Capital (CPC), em parceria com a Aliança Comercial, reforçou o policiamento no comércio de Maceió. A medida deve perdurar até o final do mês de dezembro e visa reduzir a ação de marginais durante o período natalino.
De acordo com o comandante do CPC, coronel Gilmar Batinga, serão empregados 120 policiais – 50% a mais que em 2011 –, sendo 60 militares e 60 da Guarda Municipal, que se revezam em turnos das 8h às 14h e das 14h às 20h. O esquema especial vai até o próximo dia 31 de dezembro.
Uma estrutura foi montada no calçadão para servir de base aos militares, além de registro de possíveis ocorrências. “Nosso objetivo é, sobretudo, coibir os crimes, com a diminuição de roubos e furtos cometidos tanto contra a população quanto contra as lojas”, explica o responsável pela operação, major Davi Monteiro.
De acordo com o major, todo o esquema foi montado com base no número de consumidores circulando pelo comércio, que, nesta época do ano, chega a seis mil pessoas por dia – e ainda pode dobrar nas vésperas de Natal e Réveillon. Um apoio na iluminação também foi solicitado junto à Prefeitura de Maceió para coibir a ação de criminosos no período noturno.
Um sistema de videomonitoramento também deverá ser instalado no Centro.
Fonte: Com Agência Alagoas
31-10-2012
As polícias Militar e Civil foram acionadas após um atentado na Rua Eronildes de Oliveira, no Clima Bom II, que terminou com a morte de uma mulher identificada como Vanessa da Silva Oliveira, 20 anos, residente na região, e deixou um menor de 16 anos ferido.
Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar informaram, a partir de relatos de testemunhas, que a vítima estava conversando com o menor, encostada em um veículo, em frente a uma oficina mecânica naquela rua, quando três homens passaram.
Testemunhas viram quando os três acusados falaram com as vítimas, seguiram pela rua e depois voltaram atirando. Vanessa morreu no local, já o menor, tentou se defender dos tiros protegendo o rosto e foi baleado nas mãos.
O menor foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Geral do Estado.
Equipes do Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal foram acionados.
Fonte: Alagoas 24 Horas
'Máquina de matar' é preso pela Força Nacional
27-10-2012
Uma verdadeira ‘máquina de matar’. O corpo franzino e a pouca idade escondem a crueldade do jovem Rodrigo Pereira do Carmo, 18, residente com a mulher e um filho recém-nascido em um barraco na Favela da Muvuca, próximo do Papódromo, no bairro do Trapiche da Barra, região Sul de Maceió.
‘Cara de Coice’, como é mais conhecido, iniciou sua vida de criminoso aos 12 anos, após receber um coice de um cavalo.
Mas em depoimento ele só confessa os crimes a partir da maior idade. O primeiro homicídio vitimou Dário Santana Farias, 22, o ‘Moreninho’, que residia no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes II, parte alta de Maceió. O crime foi registrado no dia 11 de abril, na Quadra 11, no Virgem dos Pobres III, no bairro do Trapiche da Barra.
O segundo crime vitimou o jovem Anderson Correia da Silva, 18, o ‘Inonho’, morto no Conjunto Virgem dos Pobres III, na tarde do dia 13 de maio. ‘Cara de Coice’ disse que agiu sozinho. A vítima foi morta a poucos metros da casa que residia.
O terceiro crime teve como vítima Jadson Nascimentos Vieira, o ‘Jaú’, morto no dia 14 de setembro. O criminoso contou com a ajuda de outros três bandidos. O motivo do crime, conforme ‘Cara de Coice’ relatou é que a vítima havia molestado uma criança de quatro anos, cuja família pediu ‘providencias’ aos bandidos da localidade.
O quarto assassinato vitimou José Antonio da Rocha Neto, o ‘Oião’.
Já o quinto crime vitimou Nayderlan dos Santos Oliveira, o ‘Darlan’, assassinato no dia 2 de outubro também no Virgem dos Pobres II.
Rodrigo Pereira, o ‘Cara de Coice’, teve a prisão decretada pelo juiz da 7º Vara Criminal, sendo localizado e preso por equipes da Delegacia de Homicídios (DH) – Força Nacional (FN) coordenados pelos delegados Cícero Lima, coordenador da DH e Rossilio Correia, da Força Nacional (FN).
Na opinião do delegado Cícero Lima, a participação da população é muito importante no esclarecimento dos crimes e na localização dos assassinos. Com a prisão de ‘Cara de Coice’, o delegado acredita que os crimes que vinham acontecendo no Virgem dos Pobres III, terão uma redução de quase 90%, uma vez que toda a quadrilha formada por Rodrigo Pereira, já foi identificada e agora está no Sistema Prisional. O delegado também destacou a ferramenta áudio visual, que grava todos os depoimentos dos presos, cujo teor é encaminhado para a Justiça, a fim de evitar qualquer dúvida e facilitar a analise dos inquéritos.
25-10-2012
Uma mulher foi encontrada sem vida na manhã desta quinta-feira, dia 25, após sofrer uma queda na tarde de ontem no Conjunto Cleto Marques Luz. De acordo com informações de familiares, Nadja Maria Ferreira, de 45 anos, seria alcoólica e na tarde de ontem teria caído na rua após uma discussão com uma vizinha.
Ainda segundo familiares, Nadja mal se alimentava há alguns dias e teria passado a madrugada vomitando. Na manhã de hoje, ao encontrar a mulher em péssimas condições, o marido, Pedro Gonçalves, teria acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito.
Apesar da aparente morte natural, a vítima apresentava alguns hematomas pelo corpo. Uma guarnição da Polícia Militar foi encaminhada para o local e aguarda a chegada do Instituto Médico Legal Estácio de Lima, que providenciará a remoção do cadáver.
Segundo relato de vizinhos, Nadja vivia numa situação deplorável devido ao vício. O corpo será periciado e liberado para sepultamento.
25-10-2012
A Operação Gama na Mira, desencadeada pelas polícias Civil, Militar e Força Nacional, culminou na prisão de cinco elementos, apontados como autores de pelo menos nove homicídios na região do Conjunto Denisson Menezes, Cidade Universitária, em apenas quatro meses.
Os acusados - Erasmo Carlos Lopes, de 22 anos, Rafael Miguel da Silva, 19, conhecido como Paê, Josenildo Ferreira da Silva, 22, o Gaubi, Luiz Fernando Vasconcelos Santos, 20, de alcunha Fedó e um adolescente de 16 anos - foram detidos dentro de suas residências localizadas no Conjunto Denisson Menezes.
A operação contou com a presença de 60 policiais, que cumpriram seis mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pelos juízes Geraldo Amorim, titular da 9ª Vara Criminal, e Maurício Brêda, da 7ª Vara Criminal. Dos seis mandados de prisão, apenas um não foi cumprido, já que, a mãe do menor acusado dificultou o trabalho da polícia dando chance ao adolescente de fugir.
Na casa deste menor, a polícia encontrou um revólver calibre 38 com cinco munições. Já na residência de Erasmo, apontado pela polícia como líder da quadrilha, outro revólver 38 foi apreendido.
De acordo com informações do delegado Cícero Lima, coordenador da Delegacia de Homicídios, a quadrilha era conhecida na parte alta da cidade por aterrorizar nos moradores da região. "Os crimes estão associados ao tráfico de drogas. Eles não permitiam que os moradores saíssem para morar em outros locais para que a casa não fosse desocupada e traficantes tivessem a oportunidade de se instalar na área deles”, informou o delegado.
Em conversa com a imprensa, Erasmo Carlos contou que o grupo só matava pessoas envolvidas com ilícitos. “A gente só matava o certo, nunca pai de família. Eles eram pregos, só iam para o conjunto para bagunçar. Eu matei alguns, mas não todos que estão jogando para cima da gente”, disse Erasmo.
Crimes
Segundo a Polícia Civil, o grupo é responsável pelas mortes de Luan da Silva Bezerra, Quirino José dos Santos e Euzébio Gomes. Os crimes ocorreram na parte alta de Maceió em menos de quatro meses.
A PC relata ainda que a quadrilha teria assassinado um membro do grupo, identificado como José de Souza Júnior, o Cabeça, ao descobrir que a vítima havia matado a irmã de Paê. Cabeça foi perseguido e morto com cinco disparos de arma de fogo no Conjunto Santa Helena.
A Polícia também investiga o blog Gama na Mira que relata alguns crimes cometidos pelos acusados no Conjunto Denisson Menezes. Além disso, foram divulgadas fotografias da quadrilha com armas de fogo.
Fonte: Alagoas 24 horas
24-10-2012
A Delegada Bárbara Arraes, titular da Delegacia Especial dos Crimes Contra Crianças e Adolescentes da Capital (DCCA), divulgou nesta quarta-feira (24), o retrato falado de um estuprador que agia em Maceió.
O crime foi cometido no ultimo sábado (20), e teve como vítima uma menor de 17 anos que foi violentada no Bairro do Feitosa. Segundo informações policiais, o fato ocorreu por volta das 21h30 , quando a garota foi deixar o namorado no ponto ônibus e na volta, um elemento em um carro Fiat Uno, marrom, forçou ela a entrar no automóvel, e a levou para uma rua no bairro onde a abordou. A menina informou que ele, logo em seguida a estuprou, e depois a deixou em um local próximo onde ocorreu.
O retrato falado mostra um homem forte, um pouco acima do peso na região do abdômen, moreno, e que deve ter entre 1,66 e 1,74 metros, devendo possuir idade entre 36 a 45 anos.
As investigações sobre o crime continuam em andamento. A elaboração da imagem mostra a agilidade da delegada e da equipe da (DCCA), que solicitou em apenas três dias ao Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) da Policia Civil de Alagoas que o retrato falado fosse feito.
A delegada pede que quem possuir informações sobre o acusado, deve ligar para a delegacia no telefone 33159941, ou para o Disque Denúncia da Policia Civil, no 181. O anonimato de quem colaborar é garantido.
Resultado para prefeito em Maceió 07.10.2012
candidato | ||
---|---|---|
eleito
RUI PALMEIRA45 PSDB
|
230.129 |
|
2
JURANDIR BOIA12 PDT
|
50.874 |
|
3
GALBA10 PRB
|
41.615 |
10.38%
|
4
JEFERSON MORAIS25 DEM
|
40.015 |
|
5
FLEMING50 PSOL
|
20.561 |
5,13%
|
6
ROSINHA DA ADEFAL70 PT do B
|
10.022 |
|
7
NADJA23 PPS
|
5.882 |
1.47%
|
8
SERGIO CABRAL54 PPL
|
1.726 |
0.43%
|
O candidato que aparece com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido. |
seções | 1.432 |
---|---|
totalizadas | 1.432 (100.00%) |
não totalizadas | 0 (0.0%) |
eleitorado | 501.081 |
---|---|
não apurado | 0 (0.0%) |
apurado | 501.081 (100.00%) |
abstenção | 42.606 (8.50%) |
comparecimento | 458.475 (91.50%) |
votos | 458.475 |
---|---|
em branco | 25.584 (5.58%) |
nulos | 32.067 (6.99%) |
pendentes | 0 (0.0%) |
votos válidos | 400.824 (87.43%) |
nominais | 400824 (87.43%) |
Mesmo que o Recurso Especial Eleitoral seja realmente julgado na sessão desta quinta-feira – a última antes das eleições - o resultado acontece às vésperas do pleito eleitoral do próximo domingo, 7, o que deve dificultar qualquer reação da chapa encabeçada pelo ex-governador para reparar o estrago provocado pela espera.
O caso foi levado ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) em agosto e a impugnação foi mantida por quatro votos a três, em consonância com o parecer emitido pelo Procurador Regional Eleitoral Rodrigo Tenório.
Na ocasião, o advogado do chapão, Marcelo Brabo creditou a demora na quitação da multa à burocracia da própria justiça. Ele explicou que, antes do registro, tentou obter a guia de pagamento na Receita Federal, mas, o órgão não entregou sob o argumento de que tramitava na justiça um recurso pedindo a suspensão do prazo de pagamento da multa.
Rodrigo Tenório, no entanto, afirmou por meio da assessoria do Ministério Público Federal (MPF), que não havia fato que denotasse erro ou falha da Justiça Eleitoral.
O relator do processo, que deve ser julgado na próxima semana, é o desembargador Antônio Bittencourt Araújo, que não chegou a proferir seu parecer. Para o pedido de vistas, Rodrigo Tenório argumentou que precisava analisar um novo pedido da defesa do parlamentar, pela improcedência da AIME.
O deputado estadual classificou ainda a denúncia de ‘frágil’ e ‘fraude’: “Estou sendo alvo constante de especulações, mas, só estou cumprindo o meu papel de parlamentar e acredito que tudo está sendo esclarecido”, frisou.
O primeiro suplente na coligação de JHC, que assumiria a cadeira na ALE em caso de seu afastamento, é Arnon Amélio, do PRTB.
Fonte: Alagoas 24 horas
Orla aclama Rui Palmeira
30.09.2012
Uma caminhada que entra para a história política de Alagoas. Foi assim a Caminhada do Cara é Bom, neste domingo (30), da Coligação por Uma Nova Maceió, com a maior demonstração de apoio popular à candidatura de Rui Palmeira.
Milhares de pessoas seguiram Rui e Marcelo Palmeira pela orla, e mesmo sob chuva todos seguiram firmes durante todo o trajeto na Pajuçara, sempre com o refrão “o cara é bom, o cara é bom” na ponta da língua.
Da concentração, em frente ao Clube do CRB, até Sete Coqueiros, a multidão que acompanhou Rui e Marcelo Palmeira transformou a orla em um mar amarelo e azul, as cores da coligação Por Uma Nova Maceió. Dos pedestres aos moradores que saíram as janelas dos edifícios para cumprimentar o candidato, todos confirmaram o crescimento de Rui Palmeira nas pesquisas de intenção de voto.
A uma semana do grande dia da mudança para Maceió, o evento marca a reta final da caminha de Rui Palmeira rumo à vitória, no próximo dia 7.
“Essa multidão só confirma que estamos no caminho certo para a vitória no dia 7 de outubro. Fizemos uma campanha limpa, sem agressões ou baixarias, e hoje estamos aqui, na reta final, contando com o apoio de com a certeza do voto de todos vocês que também lutam por uma nova Maceió. Maceió optou pelo novo, optou pelo respeito e pelo equilíbrio, por isso essa adesão histórica a nossa caminhada”, disse Rui ao encerrar a caminhada cercado pelo povo.
Durante o percurso, dos trabalhadores aos cidadãos que aproveitavam o domingo na bela orla de Maceió foram até Rui para abraçar, declarar seu voto e falar de suas expectativas para o projeto da Coligação Por Uma Nova Maceió.
No trajeto muitos sorrisos confiantes em um futuro melhor, e declarações de votos explícitas no “Cara é bom”, frase que muitos repetiam fazendo coro com o carro de som.
Além da força contagiante do maceioense que deixou o lazer por um instante para prestigiar a caminhada deste domingo, Rui Palmeira também contou com a força e o apoio dos grandes nomes da Coligação que o acompanharam durante toda a campanha rumo à vitória: O senador Benedito de Lira, o deputado federal Maurício Quintella e o deputado estadual João Henrique Caldas.
A caminhada na orla também contou com a presença maciça dos candidatos da Coligação Por Uma Nova Maceió, que foram à orla pedir também o apoio e o voto para Rui Palmeira.
Fonte: Acessoria
Jovem tenta morrer ingerindo veneno, Após fim de relacionamento
30.09.2012
A motivação para o ato seria o término de um relacionamento, que teria abalado a vítima. Apesar do susto, o jovem foi resgatado e após receber atendimento médico foi salvo da morte iminente. O jovem, agora, deverá receber acompanhamento psicológico.
O caso foi registrado na Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro.